Tags

,

Quem nunca comeu uma moqueca feita na panela de barro não sabe que está perdendo.

As paneleiras de Goiabeiras são famosas por fazerem que a moqueca se torne mais deliciosa!!!

A arte do barro ou louceiros, é uma atividade milenar, que existe desde antes de Cristo, e podemos dizer que aqui no Brasil é uma prática bem comum na cultura popular. É uma herança deixada pelos índio. Os índios já faziam seus ultensilhos dométicos como: Gamelas, tijelas, panelas, alguidares, potes, etc.;  Modelavam de acordo com sua  vontade e necessidade. Usavam a própria natureza para extrair a tinta para dar cor ao objeto.

Já no sertão nordestino,  as casas eram constrídas de barro e galhos de árvores. E eles também tinham muitas panelas de barro.

As pessoas que trabalham com o barro são chamadas de ” louceiros”.

O processo de produção das panelas de barro emprega tradicionalmente matérias-primas provenientes do meio natural: a argila é extraída de jazida, denominada barreiro. Dois dos principais instrumentos do ofício – a cuia e a vassourinha de muxinga – são feitos a partir de espécies vegetais .
A atividade, eminentemente feminina, é tradicionalmente repassada pelas artesãs paneleiras, às suas filhas, netas, sobrinhas e vizinhas, no convívio doméstico e comunitário.

Apesar das transformações urbanas ocorridas ao longo do tempo, a localidade de Goiabeiras, conhecida como Goiabeiras Velha, Espírito Santo, permanece como um reduto de ocupação antiga, os quintais repartidos com as famílias de filhos e netos, onde saber fazer estas panelas de barro é o principal elemento formador da identidade cultural daquele grupo social.

Assista o vídeo que é muito interessante e mostra todo o processo de como é feito a panela.

Mostra a cultura do povo brasileiro!!! Nossas raízes que não podemos deixar morrer!!!

Segue o link

 

Espero que gostem e abraços

 

 

Anúncios